Principais Benefícios do Treinamento com Peso

O treinamento com pesos, também conhecido como levantamento de peso, treinamento de força e treinamento de resistência – é uma forma de exercício que usa resistência física e movimento para melhorar a condição do sistema músculo-esquelético.

Além do fato que o treinamento do peso melhora extremamente sua força, forma do corpo e confiança, fornece muitos outros benefícios que você vai aprender hoje.

A popularidade do treinamento com pesos explodiu nas últimas décadas, e com boas razões. Os estilos de vida esmagadoramente sedentários e ambientes de trabalho que são comuns na sociedade ocidental têm causado waistlines em expansão e diminuindo a saúde em números sem precedentes.

O treinamento com pesos, em conjunto com uma dieta saudável, pode ajudar a aliviar muitos dos males físicos e emocionais causados ​​pela inatividade.

benefícios do treinamento com peso

Seus benefícios são muitos, e incluem:

Maior autoconfiança . Regularmente participando de atividade física, configuração, reunião e excedendo metas e ver a saúde melhorar todos impulsionar a auto-estima. Uma composição corporal melhorada (gordura corporal inferior e maior tonicidade e tamanho muscular magra) conferem mais sentimentos de auto-estima do que sendo visivelmente insalubre.

Maior resistência, por dentro e por fora . Embora os resultados mais aparentes de um regime de treinamento de peso bem sucedido são vistos no exterior do corpo, melhorar progressivamente o sistema músculo-esquelético também fortalece os ligamentos, tendões e ossos, um processo sem o qual os músculos grandes e visíveis falhariam ao máximo desempenho potencial. O treinamento progressivo fornece força funcional de dentro para fora, um processo que se traduz em uma maior capacidade para outras atividades físicas.

Menos fadiga . Como o corpo cresce mais forte, torna-se mais eficiente. Tarefas uma vez cansativas levam menos energia para realizar, porque os músculos fortes podem alcançar o mesmo resultado com menos demanda de energia do que os não-condicionados.

Menos tempo no banheiro . Má digestão e eliminação não é motivo para rir. O corpo humano foi projetado para o movimento, e um programa completo de treinamento de peso envolve todo o corpo. De acordo com a Clínica Mayo, a atividade física faz com que os músculos ao longo dos intestinos pare de contrair mais rapidamente, deixando passar resíduos através do trato digestivo mais rápido. Por outro lado, a falta de atividade resulta em fezes sentadas no corpo mais, enquanto a água é lixiviada, secando as fezes para fora e causando constipação.

Melhor humor . Além do benefício acima mencionado de maior autoconfiança, a capacidade de treinamento de peso para melhorar o bem-estar emocional é tão poderoso que revistas e instituições proeminentes ele tudo como uma ferramenta eficaz para combater a depressão clínica, encontrando-se comparável ou melhor do que antidepressivos e aconselhamento . Também foi demonstrado para melhorar a insônia, fadiga crônica, ansiedade e cognição pobre (todos os quais podem estar relacionados ou experimentados em conjunto com a depressão).

Perda de peso . Quanto mais massa muscular magra um indivíduo tem, maior a sua taxa metabólica. O tecido muscular é metabolicamente ativo e consome calorias; Gordura, por outro lado, não. Uma redução saudável na gordura corporal – particularmente a gordura abdominal, que tem sido mostrado para liberar compostos inflamatórios ligados a uma série de doenças – pode reduzir o risco de mortalidade e enfermidade de numerosas doenças. Apesar do que a maioria das pessoas pensa, o treinamento com pesos pode ser tão eficaz quanto cardio em queimar as calorias indesejadas.

Diminuição do risco de osteoporose e artrite . Quando as cargas físicas (progressivamente e dentro da razão) são colocadas nos ossos durante o exercício físico, a densidade mineral óssea melhora, diminuindo o risco de quebra. Além disso, o treinamento com pesos pode reduzir os sintomas da artrite – rigidez e dor nas articulações – tão eficazmente quanto ou melhor do que a medicação, de acordo com pesquisa da Universidade Tufts.

Melhor açúcar no sangue . Dezenas de milhões de indivíduos – mais de 14 milhões só na América – sofrem de diabetes tipo II. Esta doença é uma das principais causas de cegueira, neuropatia, amputação, doença renal e doença cardíaca. A pesquisa mostra – demonstrada em um estudo de 16 semanas de duração de homens e mulheres de ascendência hispânica – que o treinamento com pesos melhora drasticamente o controle da glicose de uma maneira comparável à medicação para diabetes. Também, os participantes do estudo mostraram força aumentada, composição corporal melhorada, mais autoconfiança e menos depressão.

Um coração saudável . O risco de doença cardíaca é menor em pessoas com maior massa corporal magra. Estudos sobre pacientes cardíacos mostram que a capacidade aeróbia (bem como a força e a flexibilidade) melhora quando o treinamento com pesos é incorporado em programas de reabilitação. O benefício é tão significativo que a American Heart Association recomenda este tipo de exercício como uma medida preventiva contra doenças cardíacas e como parte de programas de reabilitação de pacientes cardíacos.

Os benefícios do treinamento do peso são muito grandes e não devem ser ignorados. Não há escassez de recursos, informações e apoio. É uma atividade saudável e agradável em que quase qualquer um pode participar. Levante-se!

Veja Também Qual Frequência de Treino Para Hipertrofia!